terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O líder Abraham Lincoln

-->
O líder Abraham Lincoln

A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. – A. Lincoln

O filme Lincoln, de Steven Spielberg, que mostra uma faceta da vida do 16o. Presidente dos Estados Unidos, compartilha um lado interessante da história que em 1865, diante de uma guerra civil, aprova a emenda constitucional que se torna o marco da libertação da escravatura.

Diante de desafios pessoais e políticos o presidente Lincoln permanece fiel a seus objetivos e deixa uma lição de liderança que pode ser aplicada nos dias de hoje. 

Foi um líder obstinado e focado em seus objetivos.  Seu governo foi atacado e chamado de incompetente, os que acreditavam e trabalhavam pela abolição estavam se sentindo desanimados.

Muitas frases são atribuídas a Lincoln, está aparentemente demonstra seu senso de igualdade: - “Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento.”  Lincoln, visitava os campos de batalha, conversava com seus soldados e em sua agenda reservava tempo para falar com os membros de sua comunidade.

Lincoln, suportou a adversidade e se manteve sóbrio para continuar presidindo a nação.  Teve clareza e forças para separar seus desafios, (a morte de seu filho, os desentendimentos com sua esposa e uma depressão ) de suas responsabilidades profissionais.  Parece ter dito certa vez: - “ Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”

Parece também que foi um homem equilibrado, que refletia profundamente antes de decidir, certamente foi um bom ouvinte.  Buscava impressões diferentes acerca de um determinado assunto, mesmo com aqueles que “não rezavam na mesma cartilha”.


Como líder, tinha clareza de sua responsabilidade e plena certeza que de que seu governo deveria servir a todos, acima de interesses pessoais.

Disse certa vez: - “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado”. Esta frase demonstra a consciência que tinha sobre a importância da preparação.  Um líder deve se preparar continuamente.  Nunca se sabe quando suas habilidades serão colocadas a prova.

Um líder deve ter bom humor.  Este pensamento demonstra seu lado bem humorado: -“ Casamento não é o paraíso nem o inferno - é apenas o purgatório”.

O New York Times, trouxe em um artigo de Nancy F. Kohen uma comparação entre o comportamento de Lincoln e os comportamentos de um líder.  Na Folha de São Paulo, este artigo foi publicado e cita 8 exemplos de Lincoln como líder, segue:

1.    Ter uma meta e persistir em sua obtenção
2.    Manter equilíbrio emocional e a compostura
3.    Ter paciência e refletir antes de agir
4.    Escutar atentamente os argumentos dos outros
5.    Considerar todos os lados da questão
6.    Ser flexível quando necessário
7.    Comunicar-se com todos os “stakeholders”
8.    Não agir levando em conta interesses pessoais

Para nós lideres, fica o convite de assistir o filme, ler sobre sua biografia e refletir.

Quais são as semelhanças e diferenças entre seu estilo de liderança e o de Lincoln? Que conclusões pode tirar?

Boa reflexão!








Nenhum comentário:

Postar um comentário