sábado, 5 de janeiro de 2013

As etapas da negociação


  As etapas da negociação

O processo de negociar nem sempre é fácil.  Exige algumas habilidades e competências que nem sempre estão presentes, mas são importantíssimas para o sucesso.

Existem 3 critérios no processo de negociar, a saber:

1.  Deve produzir um acordo sensato;
2.  Deve ser eficiente;
3.  Não deve prejudicar o relacionamento entre as partes.

Quando negociadores discutem posições, tendem a fechar-se nelas.  Quanto mais procura convencer o outro lado da impossibilidade de modificar sua posição inicial, mais difícil se torna faze-lo. Seu ego se identifica com sua posição.
Discutir posições se torna ineficaz por que torna o processo moroso.   Quanto mais extremada a posição inicial, menores serão as concessões e mais difícil se tornará o acordo.
A tendência é de que a discussão se transforme em uma batalha, gerando raiva e ressentimento e consequentemente destruindo o relacionamento.

Existe um método sugerido  por Roger Fisher e William Ury em seu livro Getting to yes: negotiating agreement without giving in, que sugere um método baseado em 4 pontos, cada ponto versa sobre um elemento básico da negociação e sugere o que se deve fazer a respeito dele.
Pessoas: Separe as pessoas do problema.
Interesses: Concentre-se nos interesses, não nas posições.
Opções: Crie uma variedade de possibilidades antes de decidir o que fazer.
Critérios: Insista em que o resultado tenha por base algum padrão objetivo.

Que resultados você conquistou em sua última negociação? Foram aceitáveis? Vieram de encontro com seus interesses? Conseguiu aplicar o conceito Ganha-Ganha? Poderia ter sido melhor?

Boa reflexão!

Fonte: Livro: Getting to yes: negotiating agreement

Nenhum comentário:

Postar um comentário